Quando eu vi a notícia de que o Toyota Yaris Cross recebeu apenas duas estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, confesso que a primeira reação foi de surpresa. A Toyota tem uma reputação de fabricar veículos confiáveis e seguros, e eu mesmo já tive a experiência de dirigir um Corolla que parecia um tanque de proteção. Então, por que esse SUV compacto, que ainda nem chegou às concessionárias, já começa com uma nota tão baixa?
Entendendo o Latin NCAP
Antes de mergulharmos nos números, vale a pena explicar rapidamente como funciona o Latin NCAP. É a versão latino‑americana do famoso programa europeu de avaliação de segurança veicular. Os testes são bem rigorosos: colisões frontais e laterais, proteção de pedestres, e ainda a avaliação dos sistemas de assistência ao motorista (como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, etc.). Cada categoria recebe uma nota de 0 a 5 estrelas, que depois são combinadas numa pontuação final.
Os números do Yaris Cross
- Proteção de adultos: 77 %
- Proteção de crianças: 69 %
- Proteção de pedestres: 56 %
- Sistemas de assistência à segurança: 58 %
Essas porcentagens se traduzem em duas estrelas no resultado geral. Para colocar em perspectiva, veículos que atingem 4 ou 5 estrelas costumam ficar acima de 85 % em quase todas as categorias.
O que o teste realmente avaliou?
O Latin NCAP destacou alguns pontos positivos: a proteção da cabeça e da parte inferior das pernas do motorista e passageiro em impactos frontais e laterais foi considerada boa. Porém, os pontos fracos foram bem claros:
- Proteção do peito e das coxas do motorista em impactos frontais.
- Proteção do tórax do motorista em impactos laterais.
- Falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro quando um cadeirinha de bebê está voltada para trás.
- Ausência de sinalização de aviso adequada, exigida pelo Latin NCAP.
- Deficiência na assistência de velocidade para pedestres e falta de sensor de ponto cego.
Essas falhas, principalmente a relacionada à proteção de crianças, foram decisivas para a nota baixa.
Por que isso importa para o comprador?
Se você está pensando em adquirir um Yaris Cross, seja novo ou usado, a segurança deve estar no topo da lista de prioridades. Dois pontos principais a considerar:
- Risco em caso de acidente: A menor proteção ao peito e às coxas pode significar lesões mais graves em colisões frontais ou laterais. Isso se reflete diretamente no custo de um eventual tratamento médico e, claro, no bem‑estar da sua família.
- Valor de revenda: Carros com boas notas de segurança tendem a manter melhor o valor de mercado. Se daqui a alguns anos você quiser trocar de carro, um modelo com duas estrelas pode ser menos atrativo para compradores de segunda‑mão.
Comparação com concorrentes diretos
O Yaris Cross chega ao Brasil para disputar espaço com o Volkswagen T‑Cross, Hyundai Creta, Honda HR‑V, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Fiat Pulse. Vale a pena dar uma olhada rápida nas notas de segurança desses concorrentes (dados de 2023‑2024):
- Volkswagen T‑Cross: 4 estrelas.
- Hyundai Creta: 4 estrelas.
- Honda HR‑V: 4 estrelas.
- Chevrolet Tracker: 3 estrelas.
- Nissan Kicks: 3 estrelas.
- Fiat Pulse: 3 estrelas.
Observando esses números, o Yaris Cross fica bem atrás da maioria. Isso não significa que ele seja perigoso, mas indica que há margem para melhorar.
O que a Toyota pode fazer?
Historicamente, a Toyota tem sido pioneira em segurança – pense nos sistemas de controle de estabilidade, airbags duplos e a filosofia “Safety First”. O fato de um modelo tão recente ter falhas de segurança pode ser um sinal de que a empresa está priorizando outras características, como o novo sistema híbrido flex que combina motor a combustão e elétrico.
Algumas medidas que poderiam ser adotadas rapidamente:
- Incluir um interruptor de desativação de airbag para cadeirinhas voltadas para trás.
- Adicionar sensores de ponto cego e melhorar o assistente de velocidade para pedestres.
- Reforçar a estrutura de proteção do peito e das coxas, possivelmente com reforços de aço de alta resistência.
- Atualizar o software de controle de estabilidade para integrar melhor os dois motores elétricos.
Essas mudanças poderiam elevar a nota em futuras revisões do teste, sem comprometer o desempenho ou o consumo.
Híbrido flex: o grande atrativo do Yaris Cross
Apesar da nota de segurança, o Yaris Cross tem um ponto forte que tem chamado muita atenção: o motor híbrido flex. É a primeira vez que vemos um SUV compacto com essa tecnologia no Brasil. O conjunto combina um motor 1.5 L a combustão (capaz de usar gasolina ou etanol) com dois motores elétricos – um gerador e outro de tração.
Os números divulgados são promissores: até 111 cv de potência com etanol, consumo estimado em 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada (dados do Inmetro). Para quem tem o hábito de abastecer com etanol, isso pode representar uma economia significativa.
Entretanto, vale lembrar que a potência não se traduz diretamente em desempenho de aceleração, já que os dois motores elétricos não somam seus torques de forma linear. Ainda assim, a proposta híbrida flex coloca a Toyota à frente de concorrentes que ainda dependem apenas de motores a combustão.
Preço e versões
O Yaris Cross será vendido em quatro versões, com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990. São elas:
- XRE – R$ 161.390
- XRE Hybrid – R$ 172.390
- XRX – R$ 178.990
- XRX Hybrid – R$ 189.990
Esses valores o posicionam como o SUV mais barato da linha Toyota, mas ainda assim mais caro que alguns concorrentes que oferecem mais estrelas de segurança. É um trade‑off que cada comprador deve ponderar: economia de combustível e tecnologia híbrida versus proteção em caso de acidente.
Conclusão: vale a pena?
Se eu fosse escolher um carro agora, eu colocaria a segurança no topo da lista. Dois pontos de atenção:
- Se o seu principal critério for economia de combustível e você gosta da ideia de um híbrido flex, o Yaris Cross tem muito a oferecer.
- Se segurança – especialmente proteção de crianças e pedestres – é indispensável, talvez seja melhor esperar por uma atualização do modelo ou considerar um concorrente que já tem 4 estrelas no Latin NCAP.
O fato de a Toyota produzir o Yaris Cross na fábrica de Sorocaba (São Paulo) também traz um ponto positivo: apoio à indústria nacional e possível facilidade de manutenção. Mas, no fim das contas, a escolha depende do seu perfil de uso, do seu orçamento e da importância que você dá à segurança versus tecnologia híbrida.
Fique de olho nas próximas avaliações do Latin NCAP – às vezes, fabricantes lançam atualizações de software ou pequenas revisões de hardware que podem melhorar a nota. Enquanto isso, pesquise, faça test‑drive e, se possível, converse com quem já possui um Yaris Cross (mesmo que em outros mercados) para ter uma visão mais completa.
Espero que este panorama tenha ajudado a colocar a notícia em perspectiva. Afinal, comprar um carro é uma decisão que vai além do preço de etiqueta – envolve segurança, conforto, economia e, claro, aquele sentimento de confiança ao apertar o volante.




